Alimentação e Crescimento

A alimentação possui papel fundamental no crescimento e desenvolvimento infantil, devendo ser adequada em qualidade e quantidade. A falta ou excesso de alguns nutrientes podem gerar agravos á saúde e problemas na idade adulta.

Estudo recente relata que o crescimento das crianças reflete seu desenvolvimento normal e a associação entre a nutrição e o crescimento linear é bem aceito. Deste modo, há necessidade do consumo de nutrientes adequados, assim como os contrutores e reguladores.

Deste modo, estudos que avaliem o consumo alimentar de crianças são de grande interesse, como pode ser observado em pesquisa recente sobre o consumo de leite de vaca por crianças e bebês e seus estoques de ferro. De acordo com o estudo, o baixo teor de ferro no leite de vaca torna difícil a obtenção de ferro por lactentes, em quantidade necessária para seu crescimento. Já a inibição da absorção do ferro pelo cálcio e caseína, que estão presentes em grandes quantidades no leite de vaca, também influencia para deficiência do ferro no organsimo de crianças menores de um ano. Deste modo, este tipo de leite não possue indicação para esta faxia etária.

A orientação nutricinal aos pais ou cuidadores nesta faxia etária é de grande importância para que sejam ofertados alimentos adequados em qualidade e quantidade, garantindo o crescimento e desenvolvimento normais.

Fontes:

Ziegler EE. Consumption of cow’s milk as a cause of iron deficiency in infants and toddlers. Nutr Rev; 69 Suppl 1: S37-42, 2011 Nov.

Gat-Yablonski G; Yackobovitch-Gavan M; Phillip M. Nutrition and bone growth in pediatrics. Pediatr Clin North Am; 58(5): 1117-40, ix, 2011 Oct.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *